Minha foto
A Escola Estadual Ítalo Betarello, pertencente a Diretoria de Ensino Norte 1, foi criada através do Decreto 11.168 do DOE de 15/02/78, mas passou a funcionar em fevereiro de 1979. O patrono da escola: Ítalo Betarello, foi professor da Faculdade de Letras da USP.

terça-feira, 29 de novembro de 2016

SARESP - 2016

Atenção !!! 

Alunos dos 9ºs anos e 7º ano D do Ensino Fundamental e 3ªs séries do Ensino Médio que realizarão as provas do SARESP - 2016 nos dias 29 (Matemática) e 30 (Português) de novembro:

Horários:

Manhã - Entrada às 7 h
Tarde - Entrada às 13 h
Noite - Entrada às 19 h

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Inscrição Atribuição de Classes/Aulas 2017

ATENÇÃO PROFESSORES!

Acessem a guia "Comunicados", pois foi disponibilizado o Comunicado Ítalo nº 004/2016 que trata sobre as Inscrições de Atribuição de Classe/Aulas - 2017.


sexta-feira, 29 de julho de 2016

Aluna da EE Ítalo Betarello na Secretaria da Educação

Foto com a aluna da Escola Estadual Ítalo Betarello é destaque na página da Secretaria da Educação com a matéria: "Idioma: Comece a praticar inglês com o cursinho online e gratuito da Evesp"


segunda-feira, 6 de junho de 2016

Em foco na educação

Alunos da E.E. Ítalo Betarello são novamente destaque na página da Secretaria da Educação de São Paulo.


segunda-feira, 30 de maio de 2016

Grêmio Estudantil Renovação Juvenil é matéria no site da Secretaria da Educação - SP

      O intervalo escolar de todas as sextas-feiras na E.E. Ítalo Betarello é repleto de música e muita informação. isso acontece por conta da transmissão da Rádio Betarello, coordenada pelos estudantes do grêmio estudantil Renovação Juvenil. Durante 15 minutos, o veículo mescla músicas pedidas pelos alunos da unidade escolar com notícias culturais, como passeios em São Paulo e filmes que estão no cinema, além de aplicativos de estudo para o Enem, vagas de emprego para quem procura um trabalho e também os informativos sobre a escola.
(Texto editado pela Secretaria da Educação - SP)




Assistam a matéria dos nossos jovens radialistas em:





segunda-feira, 23 de maio de 2016

Ações do Grêmio Estudantil

Acompanhem as ações do Grêmio Estudantil Renovação Juvenil no link "Alunos".
Façam sugestões. A opinião dos alunos é muito importante. O Grêmio é a voz dos alunos.

terça-feira, 10 de maio de 2016

Boletim Escolar Semanal

Acessem a Nova Ferramenta no Blog da Escola no link Boletim Semanal. Nela ficarão sabendo dos destaques da semana, atualidades, novidades, cursos e notícias tanto para alunos quanto para professores e funcionários da Escola Estadual Ítalo Betarello. A Edição nº 01, de 10 de maio de 2016, do Boletim Escolar Semanal já está disponível.

Jogos Escolares do Estado de São Paulo

A Direção da E.E. Ítalo Betarello PARABENIZA os alunos e professoras (Gleise e Lady) pelas conquistas nos Jogos Escolares do Estado de São Paulo  - JEESP - da Diretoria de Ensino Norte 1.

ORGULHO DO ÍTALO!!!




Categoria Xadrez em Equipe - Ouro



Categoria Xadrez Individual - Ouro e Bronze



Categoria Tênis de Mesa - Ouro



Categoria Basquete - Bronze





quarta-feira, 27 de abril de 2016

Alunos do Ítalo estão na capa do site da Secretaria da Educação

Edital - ENEM 2016

ATENÇÃO ALUNOS!!!



Edital nº 10, de 14 de abril de 2016 que trata sobre o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM - 2016

As inscrições serão realizadas das 10h00min do dia 09/05/2016 às 23h59min do dia 20/05/2016, horários oficiais de Brasília-DF.

Para ter acesso ao Edital Completo, clique aqui.

segunda-feira, 25 de abril de 2016

TV Cultura - Questão de classe

No dia 19/04/2016 a E.E. Ítalo Betarello recebeu a visita da equipe da TV Cultura, o qual realizaram entrevista com direção, professores, pais e alunos para o quadro "Questão de classe" do Jornal da Cultura.








Para ter acesso a reportagem que foi ao ar em 21/04/2016 clique na imagem abaixo.






sexta-feira, 15 de abril de 2016

Atenção senhores pais/responsáveis, alunos e funcionários

DECRETO nº 61.911, de 07 de abril de 2016

Suspende o expediente nas repartições públicas estaduais no dia 22 de abril de 2016

Para ter acesso ao Decreto, clique aqui.

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Escola no Jaraguá é exemplo de inovação e criatividade


Matéria no jornal Noroeste  - Para ter acesso ao material e outras notícias clique aqui.

Pareceria entre British Council e EFAP traz curso para diretores da rede estadual

A Escola Estadual Ítalo Betarello foi uma das escolas que tiveram bons resultados no IDESP-2015, com participação no curso proporcionado pela British Council em parceria com a EFAP, tendo como representante do Ítalo, o Diretor de Escola, Sr. Ariovaldo Guinther.







Os diretores da rede estadual participaram do curso de Liderança Escolar, ação promovida pela British Council em parceria com a Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores da Educação (EFAP). A iniciativa teve como objetivo capacitar os diretores escolares para o desenvolvimento de habilidades e competências de lideranças educacionais.

A ação durou uma semana e contou com a presença de 24 diretores de escolas da rede estadual, pertencentes às Diretorias de Ensino com melhor resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp), um dos principais indicadores da qualidade do ensino na rede estadual paulista. Criado em 2007, o índice estabelece metas que as escolas devem alcançar ano a ano.

Durante o curso, que durou uma semana, os diretores puderam aprender conceitos de coaching, gerenciamento de mudanças, planejamento, monitoramento, entre outros. Para saber mais sobre essa notícia clique aqui.

quarta-feira, 9 de março de 2016

Parceria entre a Escola Estadual Ítalo Betarello e a Talent Unlimited High School de New York

Na semana de 22 a 26 de fevereiro de 2016, o diretor de escola, Sr. Ariovaldo Guinther visitou a Talent Unlimited High School na cidade de Nova York - Estados Unidos. A escola tem parceria com a E.E. Ítalo Betarello no projeto intitulado: "Intercâmbio Cultural de Línguas". Nessa semana, os diretores Pierre Orbe e Ariovaldo Guinther puderam socializar e compartilhar experiências exitosas entre os projetos desenvolvidos nas escolas.

Linda Hamil, Ariovaldo Guinther e Pierre Orbe (Diretores)

Entrada da Escola Talent Unlimited High School - New York - USA

Acompanhamento da reunião dos alunos do Grêmio Estudantil da Talent Unlimited High School

O diretor Pierre Orbe acompanhando com o diretor Ariovaldo Guinther uma aula de robótica.

Aula de robótica - alunos da Talent Unlimited High School

Apresentação no auditório da Talent Unlimited High School



Escola Ítalo Betarello é notícia no jornal "Estadão"

'Escola inovadora' não tem prova ou carteira 

MEC mapeou escolas com propostas pedagógicas e iniciativas que fogem do convencional; conheça alguns projetos em São Paulo 

SÃO PAULO ­ Escolas sem prova, salas de aula sem carteira, turmas com alunos de idades diferentes e professores que, em vez de ensinar apenas os temas relacionados à sua disciplina, estimulam o debate e a curiosidade dos estudantes. Essas foram algumas das iniciativas adotadas nos últimos anos por escolas públicas e privadas de São Paulo, que foram reconhecidas como “inovadoras” pelo Ministério da Educação. 
No fim de 2015, o MEC mapeou escolas com propostas pedagógicas e iniciativas que fogem do modelo convencional. Em todo o Brasil, foram identificadas 178 instituições com projetos considerados criativos e inovadores, sendo que mais de um quarto delas (48 unidades) estão no Estado de São Paulo.
O objetivo, segundo o ministério, é superar o isolamento dessas experiências, fomentar uma mudança de cultura em torno do modelo da escola e inspirar professores, pais e alunos para as novas iniciativas. Já que, apesar de inúmeros diagnósticos de que o modelo antigo (com aulas expositivas, alunos enfileirados e provas) não atende à demanda dos jovens, pouco se alterou nas escolas.

 Das aulas à arquitetura. Com projetos escolhidos pelo Ministério da Educação, colégios adotaram estratégias para tornar o ensino médio atraente. Na escola estadual Ítalo Betarello, zona norte, a evasão era alta nas noite de sextas­-feiras.
A rua, a balada, os amigos eram mais convidativos do que a escola”, diz o diretor Ariovaldo Guinther.
A escola substituiu as aulas desse dia por oficinas. Os alunos podem escolher projetos como pintura, teatro, cinema, culinária, percussão e produção de um jornal. Segundo Guinther, a evasão caiu de 30%, em 2012, para 2% em 2015.

Para ter acesso a matéria completa, clique aqui. 

MEC reconhece 178 organizações como inovadoras e criativas

       


        Exatas 178 instituições educacionais brasileiras, entre organizações não governamentais, escolas públicas e particulares, foram reconhecidas pelo Ministério da Educação como exemplos de inovação e criatividade na educação básica. Interessado em identificar e conhecer iniciativas inovadoras para saber em que medida elas podem contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira, o Ministério da Educação lançou chamada pública em setembro passado, à qual se apresentaram 682 entidades.
              Depois de criteriosa avaliação, a seleção foi realizada. Constam da lista 138 instituições que já trilham um longo caminho na prática da inovação e 40 organizações que estão caminhando na direção da inovação com vistas a garantir qualidade à educação oferecida. O Ministério vai acompanhar o desenvolvimento de todas.
                  As organizações selecionadas traçam o perfil da inovação na educação do país. Elas estão presentes nas cinco regiões brasileiras e sua distribuição corresponde à da população: mais da metade (50,8%) estão na Região Sudeste, seguida da Região Nordeste (21,9%), Sul (13,7%), Centro-Oeste (8,7%) e Norte (7,6%).
         A maioria dos inscritos foram escolas, tendência que se repetiu entre as selecionadas: 74,3% são escolas e as demais 25,7% são organizações educativas que atuam na formação de crianças, adolescentes e jovens, algumas com foco específico em cultura, comunicação, tecnologias digitais ou educação ambiental. Entre elas, 52,5% são públicas e 47,5% são particulares.
                  A inovação atinge todos os níveis de ensino da educação básica: 83 instituições desenvolvem propostas com crianças da educação infantil, 135 trabalham com alunos do ensino fundamental, 73 estão voltadas aos adolescentes do ensino médio e 40 atuam na educação de jovens e adultos. Ressalte-se que, no ensino médio, há inovação tanto na modalidade regular quanto no ensino técnico.
           Tanto as cidades quanto as zonas rurais mostraram-se propícias à inovação, havendo organizações que criam cotidianamente novos caminhos para garantir a qualidade da educação nas cinco regiões do país. Não ficaram de fora as escolas indígenas, que também demonstraram ampla capacidade de criar o novo.
                O Mapa da Inovação e Criatividade na Educação Básica mostra, portanto, que é possível – e que já está acontecendo – a transformação das escolas e dos ambientes educativos em todas as regiões, nos diferentes contextos socioeconômicos e com os mais diversos públicos.

                Para ter acesso a notícia clique aqui.

               Clique aqui para conhecer as 178 instituições educacionais inovadoras e criativas.